product header background

Quem Somos

Répertoire International de Littérature Musicale (RILM)


O Repertório Internacional de Literatura Musical (Répertoire International de Littérature Musicale, RILM) é uma organização sem fins lucrativos que oferece coleções digitais e ferramentas avançadas para a localização de trabalhos de pesquisa sobre todos os aspectos relacionados à música. A missão do RILM é disponibilizar este material para comunidades de pesquisadores e artistas em todo o mundo. Em vista disso, busca incluir estudos sobre música produzidos em todos os países e idiomas, atravessando fronteiras disciplinares e culturais, e promovendo assim a pesquisa sobre artes, humanidades, ciências e ciências sociais.

RILM consiste de vários produtos e plataformas desenhados como fontes de consulta na pesquisa musical. Conhecido principalmente por sua publicação de base, RILM Abstracts of Music Literature (Resumos de Literatura Musical RILM), o RILM oferece uma bibliografia internacional de escritos sobre música que abarca publicações desde o início do século XIX até o presente. Uma versão ampliada oferece textos completos de mais de 250 revistas. O RILM também disponibiliza os repositórios RILM Music Encyclopedias e o Index of Printed Music. Além disso, o RILM mantém sua própria plataforma online, Egret, com capacidade de busca e navegação avançadas, e onde disponibiliza a enciclopédia MGG Online (o dicionário enciclopédico alemão de música e músicos) e a coleção de enciclopédias de música do RILM.

Estes recursos são um testemunho da missão do RILM de representar o conhecimento musical que é produzido em todos os países e de tornar esse conhecimento accessível a pesquisadores e intérpretes de todo o mundo.

José Paulo Ferreira, Portuguese, 19th century. Cittern (Portuguese guitar), late 19th century, Lisbon, Portugal. Museum of Fine Arts, Boston. Credits

História

RILM foi fundado em 1966 pelo musicólogo americano Barry S. Brook (1918-1997) sob o patrocínio conjunto da Sociedade Internacional de Musicologia (International Musicological Society, IMS) e a Associação Internacional de Bibliotecas, Arquivos e Centros de Documentação Musical (International Association of Music Libraries, Archives and Documentation Centers, IAML). Em 2007, o Conselho Internacional de Música Tradicional (International Council for Traditional Music, ICTM) uniu-se às instituições originais como o terceiro patrocinador do projeto.

Entre 1967 e 1968, RILM desenvolveu seu primeiro grupo de programas de informática para o processamento e organização automatizados dos registros bibliográficos e dos índices temáticos e de autores. Em 1979, RILM fechou um acordo com o Laboratório de Pesquisa Lockheed (Lockheed Research Laboratory) em Palo Alto, na California, uma divisão da Companhia de Mísseis e de Pesquisas Espaciais Lockheed (Lockheed Missiles and Space Company, Inc.) para a distribuição de seus dados através de linhas telefônicas. Embora o RILM estivesse disponível através de linhas telefônicas antes mesmo do avento da Internet, até o final do século XX o meio principal de distribuição dos seus registros bibliográficos continuou a ser através de volumes impressos.

A partir de 1989, a Corporação Nacional de Serviços de Informação (National Information Systems Corporation, NISC) de Baltimore publicou o RILM em CD-ROM. A partir da década de 1990, o RILM esteve disponível online através das plataformas digitais NISC Muse (1993-2010), OCLC First Search (1994-2010), Ovid/Silver Platter (2002-2010) e Cambridge Scientific Abstracts/ProQuest (2020-2010). Os vários bancos de dados do RILM estão atualmente disponíveis através dos Serviços de Informação EBSCO. A plataforma do RILM, Egret, oferece RILM Music Encyclopedias e MGG Online.

O Centro de Estudos de Pós-Graduação (Graduate Center) da Universidade da Cidade de Nova Iorque (City University of New York, CUNY) tem proporcionado ao RILM um contexto institucional desde 1968.

Organização

O RILM tem uma equipe de mais de 40 funcionários que incluem editores, especialistas em tecnologia e administradores. É regido e dirigido por uma junta diretiva (Board of Directors) e um comitê consultivo, a Comissão Mixta Internacional (Commission Mixte), integrada por membros designados da Sociedade Musicológica Internacional (IMS), a Associação Internacional de Bibliotecas, Arquivos e Centros de Documentação Musical (IAML) e o Conselho Internacional de Música Tradicional (ICTM). O segundo relatório de Barry Brook, publicado na edição de março de 1968 da revista Notes detalha as deliberações da Comissão Mixta em seu trabalho de estabelecer os procedimentos e parâmetros de funcionamento do RILM.

A informação bibliográfica e os resumos, bem como revistas e periódicos que ainda não são cobertas pelo RILM, podem ser enviadas diretamente al Centro Internacional em Nova Iorque. Para mais informações, podem escrever para info@rilm.org.

Publicações online

Resumos de Literature Musical RILM

Resumos de Literatura Musical RILM (RILM Abstracts of Music Literature) cobre toda a produção acadêmica internacional sobre música, em todos os formatos e em todos os tipos de material publicados desde 1967: artigos em revistas, monografias, coleções de ensaios, bibliografias, catálogos, dissertações de mestrado, teses de doutorado, volumes comemorativos, filmes, vídeos, desenhos técnicos de instrumentos, edições em fac-símile, iconografias, comentários incluídos em edições críticas de música, gravações etnográficas, atas de congressos, resenhas, recursos da Internet, bem como mais de 3.500 publicações do Repertório Internacional da Imprensa Musical (Répertoire International de la Presse Musicale, RIPM). O RILM diferencia-se de outros índices de publicações periódicas de música por incluir livros, resumos e índices de abrangência internacional. Cada registro inclui o título no idioma original, uma tradução do título em inglês, dados bibliográficos completos, resumo, e um índice detalhado e informativo que reflete com fidelidade o conteúdo do item em questão. Itens que não foram originalmente escritos em inglês normalmente também incluem um resumo na língua original de publicação.

Resumos de Literatura Musical com Texto Completo (RAFT)

Em julho de 2016, Resumos de Literatura Musical RILM foi ampliado com a adição de publicações periódicas musicais em texto completo. Resumos de Literatura Musical com Texto Completo (RAFT) oferece acesso completo a 250 publicações periódicas de música de vários países. A cobertura também inclui resenhas, obituários, editoriais, correspondência, anúncios e notícias, publicados desde o início do século XX até o presente. Além das citações, resumos e índices, o RAFT também oferece ferramentas de busca e navegação do texto completo de cada número, de capa a capa. Os conteúdos da cobertura atual de cada título acham-se disponíveis na lista de títulos em rilm.org/fulltext. Novos títulos são constantemente adicionados.

Enciclopédias de Música (RME)

Em dezembro de 2016, RILM lançou Enciclopédias de Música RILM (RME) com 41 títulos. A bibliotecária Laurie Sampsel afirmou que ao realizar uma busca cruzada do texto completo de tantos títulos, os resultados produzidos superam em muito o que poderia ser conseguido por uma consulta das versões impressas dessas enciclopédias. Stephen Henry menciona que RME permite o acesso a recursos europeus excelentes e que não estão disponíveis em bibliotecas com coleções musicais parciais.

Os títulos de RME provêm de diferentes períodos históricos e de vários países: o mais antigo, o Dicionário de Música (Dictionnaire de musique) de Jean-Jacques Rousseau, foi publicado em 1775. Também encontramos a primeira edição do Grove, publicada por Theodore Presser em 1895. A maioria dos títulos data de 2000 ou mais tarde. Entre estes estão Broadway, de Ken Bloom; a Enciclopédia de Música no Século XX, de Lol Henderson e Lee Stacey; a Enciclopédia Gótica e das Ondas Obscuras (Das Gothic- und Dark Wave-Lekixon) de Peter Matzke et al.; e o Dicionário dos Vanguardas (Dictionary of the Avat-Gardes) de Richard Kostelanetz. Também inclui-se o Manual de Terminologia Musical (Handwörterbuch der musikalischen Terminologie), concebido entre 1972 e 2006. RME contém títulos importantes para etnomusicólogos, entre eles a Enciclopédia Garland de Músicas do Mundo (Garland Encyclopedia of World Music) e o Dicionário Biográfico de Músicos Afroamericanos e Músicas Africanas, de Eileen Southern, o primeiro volume completo deste tipo de publicação. A coleção continua a ser expandida com a inclusão de uma média de quatro novos títulos por ano. Um destes, Compositores da Atualidade (Komponisten der Gegenwart, KDG), é constantemente atualizado com novos artigos ou adições aos já existentes. Uma lista completa dos títulos pode ser encontrada em Enciclopédias de Música RILM.

Índice de Música Impressa (IPM)

O Índice de Música Impressa (IPM) é a única ferramenta digital para pesquisa de obras musicais que fazem parte de coleções, antologias e séries impressas. O IPM indexa peças musicais individuais publicadas em obras completas de compositores, em antologias com peças de períodos históricos distintos e em outras edições acadêmicas. Fornece um nível granular de detalhes sobre cada peça, incluindo formato (vocal, instrumental), idioma, claves múltiplas ou baixo criptografado e muito mais. IPM inclui o conteúdo completo de Edições Coletadas, Séries Históricas, Grupos e Monumentos de Música: Uma Bibliografia, por George R. Hill e Norris L. Stephens (Berkeley: Fallen Leaf Press, 1997), que por sua vez baseou-se no texto Séries Históricas, Edições Compiladas e Monumentos de Música: Um Guia para seus Conteúdos, por Anna H. Heyer (American Library Association, 1957–1980).

Desde 2019, o IPM oferece novos recursos, tais como dados biográficos que identificam compositores, editores e letristas; hiperlinks para edições de acesso aberto; incipit musical (fragmento do início da peça) para obras que, de outra forma, seriam difíceis de distinguir; alternância fácil e conveniente entre coleções e obras individuais nelas contidas; e filtros de pesquisa expandidos para permitir pesquisa avançada por local e data de publicação, tipo de documento, gênero e idioma do texto. Em 1º de julho de 2018, RILM assumiu a propriedade do índice de Música Impressa (Index to Printed Music, IPM). Anteriormente, era propriedade da James Adrian Music Company, fundada em 2000 por George R. Hill.

Tutorias

O RILM oferece tutorias online para ajudar o usuário a encontrar com facilidade e eficácia toda a informação que busca no RILM. Estas tutorias são altamente recomendadas, tanto para bibliotecários como para professores, assim como alunos de graduação e pós-graduação. Para solicitar uma tutoria online, podem escrever para info@rilm.org.

Bibliolore

O RILM mantém o blog Bibliolore, cujos tópicos estão vinculados ao conteúdo de Resumos de Literatura Musical RILM e sua versão ampliada, Resumos de Literatura Musical com Texto Completo RAFT, bem como às Enciclopédias de Música RILM, MGG Online, e o Índice de Música Impressa IPM. Cada semana aparecem novos itens, muitos dos quais comemoram aniversários de figuras importantes na história da música. Desde sua criação em 2009, Bibliolore já publicou mais de 1.500 artigos e tem sido visitado mais de 600.000 vezes.

Publicações Impressas

Além de Resumos de Literatura Musical RILM em formato impresso publicados entre 1967 e 1999, RILM também publica a série Retrospectivas RILM de bibliografias temáticas. A primeira publicação foi Catálogos Temáticos de Música de Barry S. Brook: Uma Bibliografia Anotada (Stuyvesant, NY: Pendragon Press, 1972). Alguns dos volumes recentemente publicados na série incluem Falando sobre Música: Conferências Musicais, 1835-1996 (2004), uma bibliografia comentada de 5.948 artigos sobre tópicos musicais apresentados em 447 conferências. Esta publicação mantém-se fiel à visão original de Barry Brook e ao mesmo tempo a expande ao incluir mais de 130 anos de atas de conferências num alcance mundial, embora a Europa ocidental continue a ser o centro de atenção. A próxima publicação, Liber Amicorum: Festschriften para Pesquisadores em Música e Não-Músicos, 1840-1966, é um catálogo bibliográfico anotado de 574 Festschriften (volumes comemorativos), com um total de 118 páginas e 715 itens. A próxima parte do volume (com um total de 355 páginas e 3.881 entradas) documenta todos os artigos relacionados à música encontrados no Festschriften listados, precedido por uma introdução sobre a história dos Festschriften. Todos os volumes são dedicados principalmente a materiais de pesquisa publicados antes que RILM distribuísse seu primeiro volume em 1967.

Perspectivas RILM (RILM Perspectives), uma série sobre anais de conferências, explora questões relacionadas à missão global da organização. O volume inaugural, A História Intelectual da Música: Fundadores, Seguidores e Tendências (2009) é baseado em artigos apresentados na Conferência sobre a História da Historiografia da Música, realizada no Graduate Center, CUNY, de 16 a 19 de março de 2005.

RILM publicou duas edições de seu guia de estilo abrangente, Como Escrever sobre Música: O Manual de Estilo RILM.  A segunda edição traz materiais não incluídos na publicação de 2005, bem como revisões baseadas em sugestões de leitores. O manual difere significativamente dos guias de estilo generalizados, como MLA ou APA, porque explica as questões de linguagem neutra de gênero, linguagem morta e pontuação (desde a vírgula Oxford–ou serial–em inglês ao travessão) sob a perspectiva da da música. O manual foi projetado especificamente para alunos.

Egret, a plataforma de RILM

RILM desenvolveu uma plataforma independente com os recursos de pesquisa e navegação mais avançados para hospedar e distribuir obras de referência musical, começando com a enciclopédia musical alemã, A Música no Passado e no Presente (Die Musik in Geschichte und Gegenwart, MGG). O Egret facilita a tradução automática de conteúdo em mais de 100 idiomas, integrando-se ao tradutor do Google (Google Translate), bem como criando contas de usuário para gerar, salvar e compartilhar anotações e comentários; Egret também facilita a referência cruzada de conteúdos relacionados por meio do MGG Online e a geração de links para conteúdo relacionado em Resumos de Literatura Musical RILM RILM e outros, bem como uma interface compatível com dispositivos móveis e tabletes. A função de busca do Egret é uma ferramenta poderosa e fácil de usar. Resultados de pesquisa específicos podem ser facilmente localizados em uma seção de visualização. A plataforma permite ao usuário acesso a versões anteriores dos artigos revisados. A Enciclopédias de Música RILM (RME) também está disponível no Egret desde fevereiro de 2020.